Segunda chamada

 

I -       Descrição do procedimento

  • Este procedimento tem como objetivo organizar o processo de solicitação de segunda chamada das provas pelos alunos do curso de Administração Pública da UFPR.

II -     Passo a passo do procedimento

  • Avaliar se o motivo do não comparecimento na avaliação está entre os descritos no Art. 106 § 1º da resolução 37/97 CEPE (texto no Item V - Normas relacionadas ao procedimento).
  • Solicitar, via sistema, a realização da avaliação em segunda chamada no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação do rendimento escolar. Incluir na solicitação o documento comprobatório de impedimento.
  •  Aguardar manifestação da secretaria em relação a solicitação, que será feita via sistema.
  • Caso a solicitação tenha sido deferida (aprovada) comparecer na data da nova avaliação, conforme informado pela secretaria.

III -    Documentos relacionados ao procedimento

  • Formulário (sistema)[1];
  •  Resolução 37/97 CEPE;
  • Documentação comprobatória de impedimento (conforme § 1º) – apresentada pelo ALUNO.

IV -   Prazos relacionados ao procedimento

  • Segunda chamada deverá ser solicitada no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação do rendimento escolar;
  • Departamento manifestar-se no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis;
  • Agendar avaliação, informando o conteúdo da mesma, com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência.

V -    Normas relacionadas ao procedimento

  •  Resolução 37/97 CEPE.

Art. 106 - É assegurado o direito à segunda chamada ao aluno que não tenha comparecido à avaliação do rendimento escolar, exceto na segunda avaliação final, nos casos e condições constantes neste artigo.

§ 1º - Considera-se impedimento do aluno para comparecer à avaliação:

a) exercícios ou manobras efetuadas na mesma data em virtude de matrícula no NPOR (Lei nº 4375, de 17.08.64), devidamente comprovadas por atestado da unidade militar;

b) internamento hospitalar devidamente comprovado pelo hospital;

c) doença comprovadamente impeditiva do comparecimento, confirmada por um atestado emitido por profissional da área de saúde;40

d) luto pelo falecimento de parentes ou afins em linha reta e de colaterais até o segundo grau, comprovável pelo correspondente atestado de óbito;

e) convocação, com coincidência de horário, para depoimento judicial, policial ou assemelhado, devidamente comprovado;

f) convocação, com coincidência de horário, devidamente comprovada, para eleições em entidades oficiais;

g) viagem propiciada por convênio da UFPR, devidamente comprovada.

h) participação, devidamente comprovada, em atividades previstas nos artigos 81 e 82 desta Resolução.

§ 2º - O aluno ou seu representante deverá requerer ao docente responsável pela disciplina ou ao departamento a segunda chamada no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação do rendimento escolar, apresentando a documentação comprobatória correspondente, devendo o docente ou o departamento manifestar-se no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, sendo que nos casos previstos no § 1º deste artigo que impliquem em viagens, os 5 (cinco) dias úteis para requerimento serão contados a partir do retorno do aluno.

§ 3º - Deferido o requerimento, o docente ou o departamento fixará em edital, o local e a data e o conteúdo da avaliação de segunda chamada, com, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis de antecedência.

 

 



[1] Itens do formulário:

a)      Nome e matrícula do aluno;

b)      Tipo de solicitação;

c)       Motivo da solicitação;

d)      Documento comprobatório em anexo.